Jobs

 O que é netnografia e como ela pode ajudar a conhecer o consumidor?

Saber sobre o comportamento do público pode ajudar na criação de uma comunicação mais acertada. A netnografia pode você ajudar com esse trabalho!

A gente já falou aqui no blog que é importante ficar ligado nas tendências para fazer uma comunicação mais acertada e, assim, falar com quem realmente vai ouvir. Para quem não conhece, a netnografia é uma maneira digital de conhecer o público para, dessa forma, criar uma comunicação que crie diálogos entre marca e pessoas.

A netnografia é um método de pesquisa antropológica, originada da etnografia, que estuda o comportamento de pessoas ou grupos na internet. Esse tipo de análise é bem importante para quem está fazendo uma estratégia digital, então a coloque no seu caderninho e lembre-se de usá-la quando for possível.

Se você não se ligou da importância de entender o comportamento do consumidor saiba que isso pode se tornar uma vantagem competitiva. Marcas grandes como a Coca-Cola, a Nivea, o Facebook, a Johnson&Johnson e a Starbucks já utilizaram esse método para comprovar e descobrir novas tendências (lá vem ela de novo).

Da onde veio a netnografia
Vamos voltar ao ano de 1995, quando um cara chamado Robert Kozinets estava concluindo sua tese de doutorado. O desafio que ele enfrentava era o de entender como os fãs de Star Wars e Star Trek se comportavam na internet. Para isso ele pegou os conceitos da etnografia e criou a netnografia.
“Mas pera lá! Em 1995 quase não existia internet!”

Pois é, amigos... Nessa época a internet como conhecemos hoje estava só engatinhando, mas o pesquisador foi lá e fez, criando essa nova linha metodológica. Ponto para ele!

Essa novidade foi bem-aceita na área de pesquisa e começou a ser incorporada na criação de estratégias de comunicação. Por exemplo, essas marcas que citamos no texto estão mapeando o público digital por meio dessa pesquisa.

Conteúdos relacionados

 
Moringa é prata em Inovação no Prêmio Colunistas 2017

Moringa é prata em Inovação no Prêmio Colunistas 2017

 
Desenvolvemos e lançamos o Portal da Mineração do IBRAM

Desenvolvemos e lançamos o Portal da Mineração do IBRAM

 
Transformamos foto em música no Dia dos Namorados do Conjunto Nacional

Transformamos foto em música no Dia dos Namorados do Conjunto Nacional