Jobs

 Geolocalização no mercado imobiliário

A geolocalização tem sido utilizada de diversas formas nas redes sociais. No Foursquare, é utilizada para falar em qual local está ou visitou, além disso tem se tornado um guia cultural e gastronômico quando as dicas deixadas pelos usuários nos estabelecimentos são utilizadas para esse fim. A utilização do Google Mapas somado a busca por localidades no buscador do Google serve como um guia para pessoas descobrirem onde é e como chegar a determinado local.

A geolocalização tem sido utilizada de diversas formas nas redes sociais. No Foursquare, é utilizada para falar em qual local está ou visitou, além disso tem se tornado um guia cultural e gastronômico quando as dicas deixadas pelos usuários nos estabelecimentos são utilizadas para esse fim. A utilização do Google Mapas somado a busca por localidades no buscador do Google serve como um guia para pessoas descobrirem onde é e como chegar a determinado local.
 
Poucas construtoras têm explorado a geolocalização para divulgação de seus empreendimentos. A participação das empresas nesses meios sociais é de suma importância para nutrir a demanda de informações dos usuários, pois uma informação errada, por mais que não tenha vindo da empresa, pode dificultar a comunicação consumidor-empresa.
 
No mercado imobiliário, a localização dos empreendimentos é um diferencial muito abordado na sua comunicação e divulgação. Agregar valor a imóveis residenciais mencionando a proximidade de meios de transporte públicos, hospitais ou faculdades para situar o possível comprador de que o bairro é bem localizado, são opções para esse segmento. Empresas buscam uma abordagem mais profissional com localidades onde possam ser realizadas reuniões, centros de convenções para grandes eventos e setor hoteleiro caso seja necessário.
 
Ter uma base de dados por geolocalização facilita não somente a pesquisa por parte de compradores, mas também dos corretores que efetuarão a venda. Com esses dados atualizados, o corretor pode auxiliar o comprador a localizar um imóvel próximo a determinada escola ou local de trabalho, sendo um serviço que agiliza processos de compra e venda além de auxiliar o próprio usuário a pesquisar e tirar suas dúvidas sem sair do conforto do seu lar.
 
A implementação de um mapa ao site da empresa com os empreendimentos já lançados ou em desenvolvido possibilita que o consumidor conheça seu portfólio de trabalhos e também tenha uma amplitude da atuação da empresa, criando uma experiência única para o consumidor.
 
Com a utilização da API do Google Maps é possível a personalização do mapa com informações pertinentes a empresa que deseja vender e também ao consumidor, que ao procurar um imóvel deseja receber o maior número de informações possíveis sem tem que ir até o ponto de venda.
Geolocalização na prática
O Apontador é um site de busca local, sendo um guia de localização de estabelecimento em todo o país. Ele possui uma API aberta para que desenvolvedores a utilizem para diversas utilizações.
 
Há a possibilidade de utilização como buscador de imóveis próximos a hospitais, escolas, shoppings e outros estabelecimentos de seu interesse. Esse refinamento é útil para o corretor que pode facilitar seu trabalho e também para o comprador que já buscaria um imóvel próximo a determinada localidade de seu interesse.
 
Destaco dois projetos que utilizam bem o serviço de geolocalização

O Architecture World Map, do site ArchDaily.com focado em arquitetura utiliza a geolocalização para divulgar os projetos arquitetônicos publicados no site e sendo cadastrados no mapa na localização onde foi construído.
 
O site PortoAlegre.cc tem um cunho mais social. Os usuários cadastram, discutem e reivindicam por melhorias como transporte, áreas de lazer e segurança nos bairros de Porto Alegre, sendo um mapa sendo um espaço de colaboração cidadã.

 

Escrito por: André Brazoli

Conteúdos relacionados

 
Moringa é prata em Inovação no Prêmio Colunistas 2017

Moringa é prata em Inovação no Prêmio Colunistas 2017

 
Desenvolvemos e lançamos o Portal da Mineração do IBRAM

Desenvolvemos e lançamos o Portal da Mineração do IBRAM

 
Transformamos foto em música no Dia dos Namorados do Conjunto Nacional

Transformamos foto em música no Dia dos Namorados do Conjunto Nacional