Jobs

 Dois documentários e um filme a que todo publicitário deve assistir

Para dar asas a criatividade é importante conhecer sobre muitos assuntos e ter uma bagagem de referências.

Um bom publicitário precisa ter um repertório bastante variado para conseguir criar diferentes peças. Bom, isso você já deve saber, né? Para ajudar você a expandir suas fronteiras do conhecimento, separamos dois documentários e um filme aos quais você deve assistir. 
A lista que separamos aqui é modesta em tamanho, mas grande em relevância, por que temos três boas sugestões. Talvez você nunca tenha ouvido falar de 2/3 do que colocarmos aqui e nenhuma delas é Mad Man. Então vamos para o que interessa, bora?

Abstract

Se você não conhece a nova queridinha do momento, diga “olá” para Abstract. A nova série de documentários da Netflix conta um pouco do universo do design, mostrando o processo criativo de artistas, como o trabalho de designers impacta a sociedade e por aí vai.

O trailer da série, que conta com oito episódios, está logo abaixo. Mas, se você gostou tanto da sinopse e quer pular direto para o documentário, é só clicar aqui .




Lemonade

Esse documentário é para quem quer exemplos para deixar a criatividade fluir (e não estou falando do álbum da Beyoncé, mesmo que ele seja um propulsor para sua criatividade). O filme é bem curtinho, tem um pouco mais de 30 minutos, e mostra a história de como publicitários norte-americanos usaram ideias criativas para se reerguer após serem demitidos.   Vale a pena ver esse documentário e se inspirar no que eles fizeram, em todo o processo de redescoberta e transformação por que eles acabaram passando. É para deixar qualquer um com sede por inovação. Para facilitar, vamos deixar o curta aqui para você.

Lemonade - The Movie from Lorenzo Mendoza on Vimeo.


NO

Esse é o primeiro longa da nossa lista que não é um documentário. Esse filme chileno foi indicado ao Oscar em 2013 na categoria melhor filme estrangeiro. Isso por si só já é um motivo para você assistir a esse filmaço.

Protagonizada pelo ótimo Gael Garcia Bernal, a história se passa na época da ditadura no Chile em que é feito um referendo sobre permanência do general Augusto Pinochet no poder. É aí que entra o protagonista, o publicitário René, que recebe um convite para participar da campanha pelo “Não”, para convencer o povo chileno a acabar com a ditadura.

O legal desse filme é que ele conta esse acontecimento sem a glamourização de Hollywood nem as explosões exageradas à la Michael Bay, além de mostrar a força da publicidade sobre a opinião pública. Segue o trailer.


Conteúdos relacionados

 
Moringa é prata em Inovação no Prêmio Colunistas 2017

Moringa é prata em Inovação no Prêmio Colunistas 2017

 
Desenvolvemos e lançamos o Portal da Mineração do IBRAM

Desenvolvemos e lançamos o Portal da Mineração do IBRAM

 
Transformamos foto em música no Dia dos Namorados do Conjunto Nacional

Transformamos foto em música no Dia dos Namorados do Conjunto Nacional